segunda-feira, 30 de julho de 2012

Literatura no ritmo dos jogos olímpicos

Ontem foi transmitida a abertura dos jogos olímpicos de 2012 em Londres. Além de contarem um pouco do processo histórico ocorrido, também foram prestadas homenagens aos grandes nomes da música e da literatura infantil inglesa. Diversos autores contribuíram muito para a literatura clássica e resolvi fazer uma listinha com alguns dos quais que não foram citados na festa e que não devem ser esquecidos.

Hans Christian Andersen: escreveu diversos contos que são considerados clássicos, alguns tendo sido adaptados em desenhos animados como Patinho feio, A roupa nova do rei, Soldadinho de Chumbo, Polegarzinha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia entre outros. Indicação para crianças a partir dos 5 anos de idade.

Roald Dahl: Quem foi criança na década de 90 com certeza já assistiu a algum dos filmes baseados na obra desse autor, como Matilda, Fantástica Fábrica de Chocolates, Convenção das Bruxas e O Fantástico Sr. Raposo. Outros títulos como James e o Pêssego Gigante e Os Pestes também são ótimas indicações para crianças a partir dos 8 anos de idade.

Frances Hogson Burnet: Autora de vários livros para o público infantil, dois dos títulos mais conhecidos são O Jardim Secreto e A Princesinha que foram traduzidos pela autora brasileira Ana Maria Machado e publicados pela Ed. 34. Ambos tem adaptações para o cinema e são histórias comoventes de superação para crianças a partir dos 10 anos de idade.

George Orwell: Apesar de ser um autor para o público adulto, o seu livro Revolução dos Bichos é muito indicado como leitura complementar em escolas, pois faz uma crítica social ao totalitarismo. Me recordo de ter lido quando tinha uns 10 anos e de ter adorado.

Bicolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário