segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Arte e criatividade




Eu amo colorir e desenhar, pode-se perceber pela capa da nossa página no facebook, porém durante muitos anos eu fiquei sem ter esse prazer porquê comecei a acreditar que para desenhar eu deveria fazer isso ¨bem¨. Gosto de desenhar, mas o que desenharei? uma folha em branco e uma infinidade de possibilidades pode deixar adultos ou crianças um pouco na dúvida.

Quando as crianças começam a alfabetização, aos poucos a escola vai deixando de incentivar o desenho e pode ser exatamente  nesse periodo que elas comecem a se cobrar demais sobre a técnica ou beleza deles, então, é de extrema importância incentivar o desenho pelo ato e não muito pelo resultado estético. Tenho o prazer de dizer que conheci uns livros muito bons, feitos para crianças que queiram deixar a imaginação fluir e desenhar até cansarem de se divertir.

¨Livro de desenhos para meninas¨ (tem para os meninos também) da editora Usborne, em um formato de bloco com folhas destacáveis, vem com alguns desenhos para serem complementados pela imaginação da criança. É só ela pegar a canetinha, o giz de cera ou o lápis de cor e resolver ¨quem está no salão do castelo¨ ou ¨quais são as estampas dos vestidos¨ ou ¨desenhe o rosto desses seis monstros¨ entre muitas outras coisas engraçadas, que estimulam a criatividade. Para crianças a partir dos 6 anos de idade.

¨Vamos fazer um monte de arte¨ da Marion Deuchars, editado pela Pinakotheke. Esse livro que também é para ser muito rabiscado e desenhado, é indicado para crianças a partir dos 8 anos. No inicio do livro são apresentados os materiais que um artista mirim precisará, a diferença dos lápis e das tintas para conseguir efeitos diferentes, os acessórios necessários e depois a criança começará a fazer sua própria arte passando por diversos estilos dos artistas famosos, de Da Vinci à Pollock.

Bicolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário