sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Psicanálise nos Contos de Fadas


Os contos de fadas configuram um dos primeiros gêneros criados especificamente para crianças, a principio a transmissão dessas histórias se dava através de relatos orais, o que propiciou a criação de uma grande gama de versões sobre as mesm
as histórias. Em cada uma dessas versões algum aspecto interpretativo poderá ficar em evidência, dependendo da construção da narrativa e da escolha dos detalhes utilizados para criar o desfecho da trama. Em alguns casos a história poderá propiciar ao leitor uma interpretação da história, utilizando seus elementos de forma simbólica enquanto acompanha a personagem principal em sua trajetória entre adversidades até chegar na solução de seus problemas, porém em outras versões essa interpretação será mais obvia pois há a intenção do autor de passar algum tipo de moral edificante que dê ao leitor receitas de como se portar na vida real. 

No livro ¨Psicanálise nos contos de fadas¨ o autor Bruno Bettelheim analisa a importância da leitura desses contos para as crianças, pois através da leitura e interpretação deles, elas podem se confrontar com seus sentimentos mais íntimos de forma indireta, dando ordem a eles. A vida é repleta de dificuldades e o processo de amadurecimento não se dá de forma simples e livre de angústias, as crianças ao lerem os contos de fadas ( pois estes sempre tem um final feliz) ganham então a esperança de que serão recompensadas mais adiante, através de seu esforço e determinação.

Para quem se interessa pelo tema, é muito interessante combinar a leitura da análise que Bettelheim faz de cada conto com os originais do Andersen e dos Irmãos Grimm. 

¨Psicanálise nos contos de fadas¨ - Bruno Bettelheim - Ed. Paz e Terra
¨Contos de Fadas, edição comentada e ilustrada¨ - comentários, introdução e notas de Marcia Tatar - Ed. Jorge Zahar

Leitura indicada para os adultos de plantão

Bicolina :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário