sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sobre nossas indicações


¨Os estudos psicanalíticos se haviam centrado no efeito dos contos sobre o amadurecimento afetivo das crianças, na análise de como a experiência literária na infância estimula a criação de representações que contribuem para a construção da 
personalidade. A partir da psicologia cognitiva, e dos estudos de Piaget em particular, tentou-se, diferentemente, delimitar a relação entre a capacidade de recepção dos contos e o grau de desenvolvimento das crianças, isto é, o estágio das operações mentais, que os leitores infantis são capazes de realizar. ¨ Teresa Colomer, no livro A Formação do Leitor Literário.

Podemos dizer que o campo de produção e de crítica sobre a literatura infantil é resultado de um processo histórico-bibliográfico, que leva em consideração estudos de diversas áreas de conhecimento, como da pedagogia, literatura, psicologia e sociocultural.

Dentro dessa perspectiva que eu e Peppa selecionamos títulos e indicamos a faixa etária dos livros para crianças e adolescentes. Gostaríamos de lembrar no entanto que cada individuo é único em seu processo de aquisição de habilidades de leitura, por isso são apenas indicações, cabe ao adulto ou leitor decidir se, se enquadra nessa indicação ou não.

Bicolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário